terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Comentário de Mercado 21-12-10

As bolsas da Ásia fecharam com forte alta nesta terça-feira com a redução da tensão política na península coreana. Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, liderada pelas ações das mineradoras de carvão, que se beneficiaram das expectativas de fortes vendas durante o inverno. O índice Hang Seng subiu 1,6%.

A Bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,51%, uma vez que o apoio da China às medidas que estão sendo tomadas pelas autoridades europeias para estabilizar seus mercados financeiros tranquilizou os investidores e disparou uma onda de compras, puxando fortemente para cima as ações sensíveis à zona do euro, como Sony e Nikon. O Banco do Japão (BoJ, banco central) manteve inalterada sua taxa básica de juros na faixa de 0 a 0,1% e não tomou nenhuma medida não convencional de alívio monetário.

Os Índices de Shanghai e Taiwan também fecharam em alta, 1,8% e 0,7% respectivamente. O yuan se valorizou em relação ao dólar no fim do pregão devido à forte demanda, após o Banco Central reduzir a taxa de paridade central dólar-yuan. Na Índia, a Bolsa de Bombai fechou com alta de 0,12% e o Índice de Sydney fechou com valorização de 0,69%.

No Velho Continente as bolsas operam com alta ao mesmo tempo que as negociações vão reduzindo seu ritmo por conta do feriado de Natal, com os investidores apostando em ativos de maior risco. A redução da tensão nas Coreias também colabora para os ganhos das ações. Um fator que pode limitar os ganhos nos mercados de ações foi o alerta da Moody''s sobre um possível rebaixamento do rating de Portugal. A agência de classificação de risco colocou o rating A1 de longo prazo de Portugal em revisão para possível rebaixamento

Outro ponto interessante foi a declaração do vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, ao dizer que a China apóia os esforços das autoridades européias para estabilizar os mercados globais em seguida à crise da dívida dos países do bloco. Isso levou à especulação de que a China pode intensificar suas compras de bônus nas economias da zona do euro.

Nesse momento Londres opera com alta de 0,71%, Paris com 0,51%, Frankfurt com 0,56%, Milão com 0,86% e Madrid com 0,98%. Portugal ignora aviso da Moody´s e opera com leve alta de 0,3%.

Os mercados futuros por aqui apontam uma abertura em alta. O Dow Jones Futuro opera com alta de 0,28%. Por aqui, o dólar futuro opera com queda de 0,26%, cotado à R$ 1,706 enquanto o euro segue estável, cotado à R$ 2,246.

Na agenda econômica de hoje, mais um dia parado, apenas com o índice de confiança do consumidor divulgado pela ABC News e pelo Washington Post, às 20h00, logo, sem impactos no mercado, o que sugere um pregão sem muita volatilidade hoje.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário