segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Comentário de Mercado 20-12-10


As principais bolsas da Ásia iniciaram a semana em baixa. A tensão política entre as Coreias e as preocupações sobre o aumento das taxas de juros na China prejudicaram os pregões nesta segunda-feira.

A Bolsa de Tóquio fechou com a maior baixa do mês, -0,85%, pressionada pelo enfraquecimento do euro, pela forte queda das bolsas chinesas e pela tensão na península coreana. As ações mergulharam desde a abertura, uma vez que o sentimento do mercado foi prejudicado pela desvalorização do euro em relação ao iene, ante o rebaixamento da nota atribuída pela agência Moody''s à dívida soberana da Irlanda, na sexta-feira, e o alerta sobre o risco de "contágio", feito pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na China, o Índice de Shanghai fechou com baixa de 1,42%, por conta de declínio nos setores imobiliário e bancário, em virtude das preocupações de que Pequim irá adotar mais medidas de aperto monetário no curto prazo. Hong Kong, fechou com baixa de 0,33%. Taiwan encerrou com queda de 0,6%. Em Seul, a bolsa apresentou leve queda, de 0,3%.

Os principais índices acionários europeus registram leve alta nesta segunda-feira, favorecidas pelo desempenho de papéis ligados ao setor automobilístico, em meio à redução dos temores sobre o desempenho da atividade econômica no Velho Continente. Após sequência de indicadores favoráveis sobre a economia da região, analistas destacam que o crescimento esperado poderá ser suficiente para enfrentar boa parte das dificuldades relativas à crise da dívida, ofuscando as incertezas sobre o rating soberano da França, bem como dos temores associados a novos episódios do conflito entre as Coreias do Sul e do Norte.

Ainda no front macroeconômico, os investidores avaliam as declarações de Jean-Claude Tricher, presidente do BCE (Banco Central Europeu) sobre a crise da dívida da região. Em sua visão, a "quebra" da Zona do Euro é uma hipótese absurda. Ademais, o chefe da autoridade monetária destacou que os problemas da união monetária são de estabilidade financeira e não de moeda.

Nesse momento, Londres opera com alta de 0,52%, Paris com 1,08%, Frankfurt com 1,03%, Milão 1,49% e Madrid 0,78%.

Os mercados futuros por aqui mostram abertura em alta para o dia de hoje. Nesse momento o Dow Jones Futuro opera com alta de 0,23%, enquanto o Dólar Futuro opera com queda de 0,23%, à R$ 1,715. O Euro opera com queda de 0,33%, cotado à R$ 2,257.

Na Agenda econômica de hoje, nada muito relevante. Apenas às 11h30 teremos o Chicago Fed National Activity Index, que avalia o nível da atividade econômica de Chicago. Às 13h00 teremos ainda o Índice de Confiança do Consumidor na Zona do Euro.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário