Espaço para comentários diários de mercado, resumos de notícias e informações sobre negócios ao redor do mercado financeiro.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Comentário de Mercado 06-12-10
As bolsas da Ásia fecharam sem direção comum nesta segunda-feira em meio a uma pausa dos investidores após um rali que levou as ações da região a avançarem aos maiores níveis em três semanas.
O movimento ocorreu também após o Federal Reserve ter informado que está disposto a injetar mais dinheiro na economia.
O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia oscilação positiva de 0,03%, depois de ter avançado quase 4% na semana passada. A bolsa de Tóquio teve desvalorização de 0,11%, com empresas exportadoras como a Canon sob pressão do enfraquecimento do dólar, que se aproximou do menor nível em duas semanas contra o iene.
Já os principais índices acionários europeus operam sem tendência definida nesta segunda-feira, repercutindo as declarações de Ben Bernanke sobre a possibilidade de novos estímulos nos EUA, mas também refletindo a ansiedade relativa ao desenrolar da crise da dívida no continente.
Também cercada de grande expectativa, a reunião do Eurogrupo - fórum informal que reúne os ministros de finanças dos países da Zona do Euro - poderá trazer novidades a respeito do tamanho do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira), bem como do alívio dos termos em que será aplicado o ESM (Mecanismo Europeu de Estabilização), apontado como um dos focos de pressão sobre os papéis da dívida de países como Espanha e Irlanda.
Nesse momento, Londres opera com alta de 0,03%, Paris com baixa de 0,41%, Frankfurt com 0,10% de queda, Milão e Madrid com aproximadamente 1% de queda.
Nos mercados futuros por aqui indicações de abertura com leve queda hoje, após os ganhos do final da semana passada. O Dow Jones Futuro opera com queda de 0,28% agora pela manhã enquanto o Dólar Futuro opera com alta de 0,18%, cotado à R$ 1,702. O Euro apresenta queda hoje, cotado à R$ 2,254.
A agenda econômica de hoje é fraca, apenas com alguns indicadores nacionais, ainda assim de baixo impacto no mercado. Sendo assim, o que deve guiar os mercados hoje são as especulações sobre a crise da dívida na Europa e o anúncio de que o Governo dos EUA pode anunciar novas medidas de apoio e estímulo à economia. Logo, previsão de um dia instável para os mercados, com chances de alta volatilidade.
Por hora é isso. Bons negócios à todos!
Atenciosamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário