terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Comentário de Mercado 07-12-10


As bolsas da Ásia fecharam em alta no dia de hoje. Parte das bolsas seguiu a orientação altista das bolsas chinesas, ignorando a queda em Wall Street na véspera. Não houve negociações na Indonésia e Malásia por ser feriado.

As bolsas de Hong Kong, Xangai e Seul fecharam em alta e o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,67%. Com isso, a valorização acumulada do indicador no ano é de mais de 12% ante ganho de 7,5% do índice MSCI mundial, ou seja, os mercados asiáticos exceto Tóquio estão em média melhores que o resto dos mercados ao redor do mundo. A Bolsa de Tóquio fechou em queda de 0,26%, exceção em meio às altas de hoje, pressionada pelo fortalecimento do iene. Pesquisa da Reuters afirma que a confiança do setor industrial japonês piorou em novembro e deve apresentar crescimento fraconos próximos meses pela valorização do iene.

No Velho Continente, os principais índices acionários europeus registram alta nesta terça-feira, em sessão marcada por agenda política carregada sobre a crise financeira, com a submissão do orçamento austero da Irlanda para 2011 ao parlamento, bem como pela reunião do conselho para assuntos econômicos e financeiros da União Europeia. Outro destaque europeu diz respeito ao encontro do conselho econômico e financeiro da União Europeia, cuja pauta traz discussões sobre reformas no sistema de previdência, bem como a implantação de medidas para estabilização econômica e taxação do sistema financeiro.

Entretanto, assim como o encontro dos ministros de finanças da Zona do Euro na véspera - Eurogrupo -, não é esperada a aprovação de novas medidas para o enfrentamento da crise financeira, após a decepção com a manutenção do tamanho de mecanismos como o EFSF (Fundo europeu de estabilização financeira). Ainda assim as ações de bancos lideram os ganhos, com a alta de 1,8% dos papéis do Royal Bank of Scotland e de 1,3% do Lloyds, ambos na bolsa de Londres.

Foi divulgado também a Produção Industrial do Reino Unido hoje, que apresentou uma queda de 0,2% no mês de outubro em relação ao mês anterior. Na comparação anual a indústria britânica teve expansão de 3,3%.

Nesse momento, Londres opera com alta de 0,99%, Paris com 1,8%, Frankfurt com 1,06%, Milão com 0,98% e Madrid com 0,43% de valorização.

Também ganha destaque o acordo de Obama com deputados do partido republicano para o apoio à extensão dos cortes de impostos do governo Bush, embora parte dos congressistas do partido democrata defenda a extinção das taxas. Assim, além de prorrogar o alívio no imposto de renda, o acordo deverá garantir que o imposto sobre folha de pagamentos e sobre dividendos permaneça em 15%, entre outras medidas vistas como favoráveis ao desempenho dos mercados.

Os mercados futuros ensejam um dia de alta para as bolsas aqui no ocidente hoje. O Dow Jones Futuro opera com 0,7% de alta agora pela manhã enquanto o dólar futuro apresenta queda de 0,33%, cotado à R$ 1,680.

Na agenda econômica de hoje não estão previstos indicadores importantes nos EUA, apenas às 18h00 será anunciado o índice mensal que aborda o volume total de crédito ao consumidor norte americano.

Por hora é isso. Bom dia à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário