quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Comentário de Mercado 26/08/2010


Mercado asiático encerra o dia com os fechamentos indefinidos e em sentidos opostos.
O índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia Pacífico exceto Japão subia 0,5%, puxado pelos setores de consumo e saúde, enquanto a maior parte dos setores cíclicos, como de tecnologia, tinham alta mais contida. O índice Nikkei fechou com 0,7% de alta.

A exposição a ativos de risco só tem aumentado com as notícias e indicadores apresentados nos últimos dias. “Há sinais crescentes de desaceleração da economia global e, além disso, você tem a situação do Japão, que realmente não está exercendo a política para lidar com seus problemas econômicos", disse Kenichi Hirano, diretor operacional na Tachibana Securities.

No velho continente, os mercados operam com leve alta nesse momento basicamente impulsionadas por ações de bancos. Os créditos bancários concedidos ao setor privado na Zona do Euro registraram alta de 0,9% em julho, em um sinal da recuperação econômica do bloco de 16 países, anunciou o Banco Central Europeu.

Tivemos ainda a divulgação do PIB do Espanha que apresentou alta de 0,2%, exatamente 0,1% acima do último trimestre, porém 0,1% abaixo do segundo trimestre de 2009.

Além do setor bancário, o setor de mineração puxa algumas altas por lá. Ambos os setores impulsionados por resultados corporativos ainda de empresas de peso, tal como o banco francês Credit Agricole e a mineradora inglesa Kazakhmys.

Nesse momento Londres apresenta alta de 0,5%, Paris 0,36%, Frankfurt alta de 0,2%, Milão e Madrid sobem 0,7%.

Por aqui, os futuros abriram o dia em leve alta, basicamente zerados e nesse momento estão convertendo-se levemente para a queda. Dow Jones Futuro opera em queda de 0,1% e Ibovespa Futuro opera estável nesse momento. O dólar opera em queda de 0,2% cotado a R$ 1,763 e o euro está com alta de 0,2% cotado a 1,2690.

Como indicador importante para o dia teremos o Initial Jobless Claims, as 9h30, que mede a quantidade de pedidos de auxílio desemprego. Como os mercados futuros apresentam forte indefinição na abertura, acredito que somente após a divulgação do indicador é que teremos uma maior volatilidade e possível definição do rumo do pregão.

No campo técnico o mercado ontem deixou sinal de possível repique, ainda não confirmado, precisando de uma alta hoje para deixar um fundo. De qualquer forma, após a perda do suporte anterior em 66.000 pontos e em 65.200, o movimento sugere a busca dos 63.200 pontos como suporte mais importante.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário