terça-feira, 24 de agosto de 2010

Comentário de Mercado 24-08-2010


As principais bolsas asiáticas encerraram o pregão desta terça-feira com desvalorização, com o índice do Japão perdendo o suporte e investidores se retraindo pela anêmica recuperação global. Às 8h00, o índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia Pacífico exceto Japão tinha forte queda de 1,25%. Tóquio por sua vez apresentava queda de 1,33%. Apenas o índice de Shanghai apresentou pequena alta de 0,39%.

Dados recentes, particularmente nos Estados Unidos e Europa, mostraram sinais de fadiga na economia global apesar da ampliação das medidas de estímulo na maior parte dos países, levando os investidores a deixarem ativos de maior risco.

Na Europa tivemos hoje importantes indicadores divulgados, sendo eles o PIB da Alemanha e o Industrial New Orders (Pedidos à Indústria). O primeiro cresceu 2,2% no segundo trimestre deste ano, em relação aos três meses imediatamente anteriores, ficando em linha com o esperado pelos analistas do mercado. Já o número de pedidos à indústria na Zona do Euro cresceu 2,5% em relação ao trimestre anterior, vindo um pouco acima da expectativa dos analistas.

Os investidores ao redor do mundo, aguardam dados de venda de moradias existentes nos Estados Unidos, que devem mostrar uma queda de 12% em julho.

"Se o mercado imobiliário norte-americano não estiver bom agora, isso significa que a economia dos Estados Unidos não estará boa nos próximos dois ou três trimestres", disse K.C. Law, economista-chefe no Bank of Communications em Hong Kong.

Nesse momento as bolsas européias operam em queda, fortemente influenciadas pelo mercado norte-americano. Londres opera em queda de 1,10%, Frankfurt apresenta queda de 1,03%, Paris com queda de 1,47%, Milão também em queda de 1,40% e Madrid com queda de 1,64%.

Por aqui os mercados futuros operam em queda também com o Dow Jones Futuro em queda de 0,7% e o Ibovespa Futuro em queda de 0,94%.

Inicialmente tudo indica que o mercado deve perder aquele suporte tão comentado nos últimos dias, inclusive alguns analistas já nem traçam mais o cenário altista com base no fechamento de ontem. Analisando tanto o Ibovespa quanto o índice futuro, ambos perderam uma linha altista de curto prazo. Já no Dow Jones podemos notar um movimento de pivô de baixa, ou seja, está iniciando um movimento de baixa e dando espaço para novas quedas.

Fora isso, temos o “grosso” do dia às 11h00 com a divulgação do Existing Home Sales (vendas de imóveis usados) e do Richmond Fed Manufacturing (Atividade manufatureira da região de Richmond) nos EUA. Ainda por lá, teremos às 18h00 o Consumer Confidence que mostra o nível de confiança do consumidor norte-americano.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário