Espaço para comentários diários de mercado, resumos de notícias e informações sobre negócios ao redor do mercado financeiro.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Comentário de Mercado 30-11-2010
Os principais índices dos mercados de ações da Ásia fecharam em queda nesta terça-feira, pressionados pelo cenário de crise na Europa, além de redução de recomendações e indicadores piores que o esperado no Japão, enquanto os temores de um aperto monetário na China continuam.
No Japão, a taxa de desemprego surpreendeu negativamente as expectativas ao subir para 5,1% no último mês, contra marcação anterior de 5,0%. Por outro lado, a produção industrial apresentou contração de 1,8% em outubro, apontando para a maior queda mensal desde fevereiro de 2009.
A Bolsa de Tóquio fechou com queda de 1,87%, enquanto Shanghai teve queda de 1,62% e Hong Kong queda de 0,68%.
Na Europa, apesar de apresentar um movimento fraco, as bolsas registram leve recuperação frente às perdas registradas na últimas sessões por conta da crise da dívida da Irlanda.
Com a repercussão negativa do pacote final de ajuda à Irlanda, os mercados globais vivenciaram desempenho negativo na véspera, abrindo espaço para a atuação de investidores que buscam aproveitar a correção para buscar barganhas.
Por outro lado, tivemos a divulgação de indicadores, começando pela taxa de desemprego na Zona do Euro, que avançou 0,1 ponto percentual em outubro, atingindo 10,1%, conforme divulgou a Eurostat, agência de estatísticas da região.
Nos 27 países da União Europeia, a taxa de desemprego ficou estável em 9,6%.
Foi divulgado também o índice de preços ao consumidor (CPI, Consumer Price Index), que mede a inflação na Zona do Euro, que apresentou variação de 1,9% em novembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Em outubro, o indicador registrou a mesma taxa.
Nesse momento Londres opera com alta de 0,43%, Paris com 0,29% de alta, Frankfurt com uma alta de 0,91%, Milan com 0,04% de alta apenas e Madrid com 0,34% de alta.
Nos mercados futuros por aqui, ao que tudo indica deveremos seguir o mesmo caminho dos mercados europeus, instável porém com vistas à uma recuperação. O Dow Jones Futuro opera nesse momento com leve queda de 0,15%.
A agenda econômica para o dia de hoje está com alguns indicadores importantes, que poderão guiar os mercados ao longo do dia. Às 12h00 será divulgado o S&P Case Shiller Home Price, às 12h45 sairá o Chicago PMI, que mede a atividade manufatureira da região, às 13h00 teremos o Consumer Confidence, divulgado pelo Conference Board e às 18h00 o Consumer Confidence divulgado pela ABC e Washington Post.
Por hora é isso. Bons negócios à todos!
Atenciosamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário