sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Comentário de Mercado 12-11-10

Os mercados asiáticos fecharam com queda acentuada no dia de hoje. A crise de débito soberano da Europa, as perdas em Wall Street, a realização de lucros e fatores internos de cada país afetaram as bolsas da região.

As ações nas Bolsas da China tiveram o maior declínio diário em mais de 14 meses, com as preocupações sobre medidas de aperto monetário por parte de Pequim e o débito soberano europeu. O Índice de Shanghai perdeu 5,2% e Taiwan fechou com queda de 1,4%. Destaque para as perdas nas ações do setor de commodities e de tecnologia.

A Bolsa de Tóquio fechou em queda, com a pressão vendedora sobre as ações dos bancos ante a incerteza em relação às regulações globais de capital. O Índice Nikkei fechou com queda de 1,4%. Hong Kong seguiu a mesma linha de fechou com queda de 1,9%.

Na Europa os mercados acionários seguem em baixa hoje, em meio aos temores sobre a dívida de alguns países do continente, os chamados PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha), além das preocupações sobre um possível aperto monetário. Já o principal destaque da agenda de indicadores vem da Alemanha, que revelou ter crescido 0,7% na passagem do segundo para o terceiro trimestre. No período anterior, a expansão revisada foi de 2,3%, segundo o escritório de estatísticas federal.

Neste momento Londres opera em queda de 0,45%, Paris com 1,24% de queda, Frankfurt com baixa 0,27%, Milão e Madrid com 0,06% de alta ambas.

Nos mercados futuros por aqui, indicações de abertura em queda, seguindo o humor dos mercados internacionais. O Dow Jones Futuro opera com queda de 0,45% e o Dólar Futuro com alta de 0,2% cotado à R$ 1,726.

Na agenda econômica teremos hoje a divulgação do Michigan Sentiment, às 12h55. Fora isso, o mercado deverá ser guiado por notícias ligadas à reunião do G-20 e de olho na temporada de resultados. Foi divulgado ontem o balanço da Petrobrás, que apurou lucro de R$ 8,566 bilhões no 3º trimestre, com recuperação dos preços do petróleo e aumento do volume produzido. Destaques para o dia de hoje: Gol, MMX, Banco Panamericano, Brasil Ecodiesel, Cemig, Eletrobrás, Minerva, Sabesp, Wilson Sons, entre outras.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário