terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comentário de Mercado 23-11-10


As Bolsas da Ásia fecharam em forte baixa no dia de hoje. Dois motivos estão pesando nos mercados.

O primeiro problema já sentido ontem, é a crise de dívida da Irlanda e temores de que a situação no país possa disparar uma crise maior na Zona do Euro. "Eles resolveram o problema da dívida da Grécia, estão resolvendo o problema na Irlanda, mas agora as pessoas estão se perguntando qual será o próximo... a turbulência política na Irlanda também não ajuda", disse Grant Turley, estrategista do ANZ, em Sydney.

O segundo problema foi um início de conflito entre as Coréias. O exército da Coréia do Norte disparou contra uma ilha sul-coreana nesta terça-feira matando ao menos dois soldados e ferindo 15, provocando uma reação imediata da Coréia do Sul que enviou caças de guerra F-15 e F-16 à região. Agências estatais de Seul indicam que o Norte deu início aos combates. Pyongyang nega e sustenta que tropas sul-coreanas foram as primeiras a abrir fogo.

Às 8h00 (horário de fechamento), o índice que reúne bolsas de valores da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha forte queda de 2,3%. A bolsa de Tóquio não operou por feriado. As maiores quedas foram registradas nas bolsas de Hong Kong e Shanghai, que tombaram 2,67% e 1,94% respectivamente. Medidas de autoridades para resfriar o mercado imobiliário continuam a pesar sobre as bolsas da China.

No Velho Continente as bolsas também operam em queda hoje. Londres trabalha com desvalorização de 0,46%, Paris com 0,59% de queda, Frankfurt com 0,12% de queda, Milão e Madrid com 0,35% e 1,15% de queda respectivamente.

Como destaque positivo na Europa, o PMI (Índice Gerente de Compras) do setor industrial da Zona do Euro apresentou melhora, avançando para 55,5 pontos frente 54,6 pontos no mês passado. Destaque positivo para a Alemanha que teve avanço para 58,9 pontos. Na outra ponta, os temores em relação à Irlanda seguem pressionando os mercados.

Nos mercados futuros por aqui, indicações claras de abertura em queda. Nesse momento o dólar futuro opera em alta de 0,17%, cotado à R$ 1,727. O Dow Jones Futuro opera em queda de 0,51%.

Na agenda econômica de hoje residem as esperanças de uma possível virada nos mercados. Às 11h30 será divulgado o GDP (PIB) dos EUA. Às 13h00 serão divulgados o Existing Home Sales, que mede as vendas de imóveis usados nos EUA e o Richmond Fed Manufacturing, que mede a atividade manufatureira na respectiva região. No final do dia ainda será divulgado o índice de confiança do consumidor, pesquisado pela ABC News e pelo Washington Post.

Pelo campo técnico, o Ibovespa retoma o movimento descendente que foi iniciado desde o topo em 73000 e se aproxima do fundo em 68500 pontos. Se perder 68500 pontos teríamos um sinal gráfico bem consistente do ponto de vista vendedor. Por outro lado, mantendo uma visão de médio prazo e mais conservadora, visto que mercado fechou em queda junto da linha inferior do canal de alta (suporte) e que estatisticamente nos finais de ano a bolsa de valores costuma subir, o momento pode oferecer um ótimo ponto de compra tendo o nível 73.000 como objetivo técnico inicial. Outro ponto positivo e importante é que o "Stop Loss" pode ser curto, abaixo da referida linha.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário