Espaço para comentários diários de mercado, resumos de notícias e informações sobre negócios ao redor do mercado financeiro.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Comentário de Mercado 04-11-10
As bolsas da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira, com o preço das commodities subindo depois que o Federal Reserve anunciou um novo programa de compra de bônus ontem.
No fechamento, o índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão tinha alta de 1,4%, puxado pelos setores de tecnologia e commodities e em Tóquio, o índice Nikkei subiu 2,17%, impulsionado por empresas voltadas à exportação após recuo no iene.
"A compra de mais Treasuries cria expectativa de que o apetite por risco será catalisador para investimentos, particularmente corporativos", disse Sean Darby, estrategista da Nomura em Hong Kong, em nota.
No Velho Continente as bolsas também operam em alta hoje em reação à medida do Fed ontem. Seguindo a mesma linha, espera-se que tanto o BCE (Banco Central Europeu) quanto o BoE (Banco de Inglaterra) anunciem nesta quinta-feira a manutenção da política monetária em vigência, tanto em relação ao juro básico quanto aos programas de alívio quantitativo.
Na agenda econômica européia foi divulgado hoje o PMI da Zona do Euro, que mede a atividade do setor privado, que registrou em outubro o ritmo de expansão mais baixo dos últimos oito meses, porém o indicador ficou acima das estimativas preliminares. A medição veio em 53,8 pontos e a expectativa do mercado era algo em torno de 53,4 pontos. "As disparidades nas economias regionais sugerem que países periféricos, como Espanha, dão sinais de que podem voltar a cair em recessão, o que deve elevar as tensões na região e conter o crescimento econômico por algum tempo", analisa em relatório o economista chefe da Markit, Chris Williamson.
Ainda na agenda da Europa destaque também para a alta de 0,3% nos preços aos produtores industriais em setembro na Zona do Euro, a alta se refere a uma comparação com o mês de agosto de 2010, de acordo com a estatística divulgada pela Eurostat.
No cenário corporativo os destaques ficam por conta do setor bancário e de serviços financeiros.
Nos mercados por aqui, indicações de abertura em alta hoje. Os índices futuros nos EUA operam em alta de cerca de 0,5% enquanto o dólar por aqui apresenta nova queda, sendo cotado à R$ 1,691.
Na agenda econômica de hoje estão previstos o Initial Jobless Claims (10h30) que mede a quantidade de pedidos de auxílio desemprego e o Productivity & Costs, que mede a produtividade da mão-de-obra americana, com exclusão do setor agropecuário.
Por hora é isso. Bons negócios à todos!
Atenciosamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário