sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comentário de Mercado 05-11-10


Mercados asiáticos encerram em forte alta no dia de hoje com ações atreladas a commodities ajudando os mercados da região a superar a performance de outras partes do mundo. O desempenho ocorreu antes da divulgação dos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos em outubro e a expectativa é de criação de 60 mil empregos no mês passado. O dado, apesar de relativamente pequeno para o país, deve marcar a primeira alta desde maio e provavelmente incentivar uma manutenção do apetite dos investidores por ativos de maior risco.

"O que a nova política de compra de ativos do Fed fez, em nossa opinião, foi adicionar confiança", disse Shane Oliver, diretor de estratégia de investimento da AMP Capital, em Sydney.

No fechamento, Tóquio anotou alta de 2,86% e o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão operava em alta de 0,9% às 7h30 (horário de Brasília), liderado por ganhos de mais de 2% nos setores de matérias-primas e energia.

Na Europa, as bolsas operam instáveis, com leve queda em sua maioria, com destaque para a queda no volume de comércio no varejo, bem como pelo desempenho desfavorável das ações de bancos do continente. Segundo a Eurostat - órgão oficial de estatísticas da Comissão Europeia -, o volume do comércio na Zona do Euro em setembro registrou uma queda de 0,2% comparado com agosto de 2010, ao mesmo tempo em que registrou elevação 1,1% em setembro comparado com 2009.

Nesse momento, Londres opera com queda de 0,21%m Paris com queda de 0,4%, Frankfurt com 0,16% de queda, Milão e Madrid com mais de 1,5% de queda.

Nos mercados por aqui, indicações de abertura em queda hoje, após dois pregões de forte alta, dando espaço para um movimento de realização. Nesse momento o Dow Jones Futuro opera com queda de 0,2% enquanto o dólar por aqui sobe 0,45%, cotado à R$ 1,687.

Na Agenda Econômica de hoje, indicadores de peso. Às 10h30 temos uma bateria de indicadores, com Nonfarm Payrolls (número de emprego criados na economia), Hourly Earnings (relatório mensal que estima a média de remuneração por hora trabalhada) e a Unemployment Rate (taxa de desemprego). Às 12h00 será divulgado ainda o Pending Home Sales, que mede as vendas de imóveis usados. Às 17h00 ainda será divulgado o Consumer Credit, que mede o volume total de crédito ao consumidor norte americano.

No campo técnico, o IBOVESPA ontem apresentou forte alta e rompeu a resistência do ano na faixa de 72 mil pontos, fechando próximo de 73 mil pontos. Apesar de haver implicações baixistas após a última perda de suporte, a expectativa é de busca do topo histórico nos 75 mil pontos.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário