quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Comentário de Mercado 23-09-2010


A maioria dos índices asiáticos permaneceram fechados nesta quinta-feira devido à feriados públicos pela mudança de estação. Na China, os mercados voltam a operar apenas na segunda-feira.

O destaque do dia ficou por conta da sessão em Taiwan, com o principal índice registrando ganhos de 0,2%. Por lá, a produção industrial subiu mais que o esperado, aos 23,4% em agosto, enquanto o índice de desemprego caiu para a mínima em 20 meses, para 5,11%.

A Bolsa de Sydney apresentou leve alta no fechamento, com 0,11% de valorização.

No Velho Continente, os principais índices acionários operam em queda agora pela manhã pressionados pelo recuo surpreendente no nível de atividade auferido ao longo deste mês. A atividade do setor privado da Zona do Euro, medida pelo índice de gestores de compras (PMI, Purchase Manager Index), atingiu 53,8 pontos em setembro, valor mais baixo dos últimos sete meses.

Na Alemanha, o dado também indica desaceleração, caindo de 58,4 pontos em agosto para 54,8 pontos neste mês. Apesar de continuar acima da média histórica dos últimos anos, também apresenta a maior queda desde novembro de 2008.

Já na França, o indicador teve queda menos acentuada e continua alto, passando de 59,9 em agosto para 58,5 este mês.

Nesse momento, Londres opera em queda de 0,85%, Paris com queda de 1,26%, Frankfurt com queda de 0,82%, tal qual Milão e Madrid.

Nos mercados futuros norte-americanos, queda de mais de 0,5% também. A expectativa fica por conta dos indicadores que serão divulgados hoje. A Agenda Econômica conta com os Pedidos de Auxílio Desemprego (9h30), as Vendas de Imóveis Usados (11h00) e o Leading Indicators (11h00). Estes indicadores podem trazer mudanças nos rumos do mercado hoje, inicialmente apontados para a queda.

No campo corporativo, vale a pena lembrar que hoje acontece o bookbuilding da Petrobrás, onde será definido o preço das ações integrantes da Oferta Pública.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário