segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Comentário de Mercado 20-09-2010


As principais bolsas da Ásia fecharam sem rumo definido hoje, apesar da incerteza originada pela queda na confiança do consumidor nos Estados Unidos divulgada na sexta-feira. Também influenciaram o pregão de hoje o feriado no Japão, que deixou muitos investidores andando de lado, e a expectativa pelo resultado da reunião do Federal Reserve, na terça-feira.

A bolsa de Xangai fechou em queda nesta segunda-feira, em pregão marcado por perdas de ações de bancos. Já na bolsa de Hong Kong, a elevação da recomendação para alguns ativos levou as ações de empresas a ganhos. Às 7h39 (horário de Brasília), o índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão tinha alta de 0,5%. Hong Kong fechou com alta de 0,03% e Shanghai em queda de 0,38%.

Na Europa, as bolsas operam em alta nesta segunda-feira, favorecidas pelo desempenho positivo das commodities e a redução de temores sobre um novo pacote de ajuda à Irlanda. O Ministro das Finanças da Irlanda, Brian Lenihan, anunciou que o país não precisará de nenhuma ajuda financeira internacional. No final da semana passada, temores sobre o Anglo Irish Bank abalaram os mercados, uma vez que analistas esperam que seja necessário um montante de € 25 bilhões para salvar o banco.

Em Londres, os papéis da British Petroleum operam em alta de 1,6% neste pregão após a confirmação de que o vazamento de óleo no Golfo do México foi completamente fechado, conforme informado durante o final de semana.

Neste momento, Londres opera com alta de 1,11%, Paris com 0,8% de alta, Frankfurt com 0,48%, Milão com 0,1% e Madrid com 0,32% de alta também.

Os mercados futuros norte americanos operam em alta nesse momento, tal qual por aqui. Dow Jones Futuro nesse momento opera com alta de 0,42% enquanto o Ibovespa Futuro opera em alta de 0,56%. O dólar apresenta nova queda de 0,46% hoje, cotado à R$ 1,719.

No lado da agenda econômica, teremos hoje o NAHB Housing Market Index, divulgado pela Associação Nacional de Construtoras dos Estados Unidos às 11h00, o indicador revela a venda de imóveis e a expectativa para novas construções no mercado imobiliário americano.

Em suma, o mercado aguardará para terça-feira o resultado da reunião do Fed, com expectativa de nenhuma nova medida, mas as declarações pós-reunião serão atentamente analisadas em busca de sinais sobre o debate da necessidade de aquisições em larga escala de ativos para dar força à recuperação econômica. "Pelo menos por hoje, o mercado continuará a especular sobre mais afrouxamento quantitativo antes da reunião do Fed na terça-feira", disse Ong Yi Ling, analista na Philip Futures.

Dados recentes parecem indicar que a economia americana não caminha para uma recessão, como temiam alguns mercados. Mas os investidores estão tendo dificuldades em identificar o valor de ações em um momento em que a recuperação global perde força e as perspectivas de vendas ficam mais incertas.

Por hora é isso. Bons negócios a todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário