quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Comentário de Mercado 09-09-2010


Os mercados asiáticos fecharam em alta no pregão de hoje, impulsionadas basicamente com o iene se mantendo abaixo do pico em 15 anos contra o dólar depois de um pequeno rali em Wall Street motivado por leilões de bônus europeus bem sucedidos. As duas principais questões para os investidores, a estabilidade financeira da Europa e a lenta recuperação americana, evitaram maiores buscas por ações mais abatidas e a compra de risco em patamar mínimo. Com poucos relatórios econômicos importantes na agenda, operadores vão provavelmente se concentrar em indicadores gráficos pelo restante do dia.

"Preços relativamente baixos podem disparar algumas compras ocasionais, mas não vemos o mercado deixando a espiral de queda até que os indicadores parem de se deteriorar", disse a TrimTabs Investment Research, em relatório.

O índice MSCI que reúne bolsas de valores da Ásia-Pacífico com exceção do Japão operava em alta de 0,8% no fechamento e Tóquio igualmente com valorização de 0,8%.

Na Europa, tivemos no lado da agenda econômica alguns indicadores importantes, basicamente no Reino Unido e na Alemanha. No primeiro, foram divulgados dados da balança comercial britânica, onde houve um aumento meio que inesperado em julho pelo lado do déficit, depois que as importações de químicos e petróleo subiram e que as exportações caíram. De acordo com a Agência Nacional de Estatísticas, o déficit comercial da Grã-Bretanha cresceu para £ 8,667 bilhões em julho, ante £ 7,532 bilhões em junho. Analistas esperavam que o déficit se mantivesse no mesmo nível.

Além da balança comercial, o Banco Central da Inglaterra decidiu nesta quinta-feira manter o juro básico do Reino Unido no recorde mínimo de 0,50% ao ano, conforme o esperado pelo mercado.

Na Alemanha, a inflação dos preços ao consumidor em agosto foi confirmada na taxa anual de 1%, informou a agência de estatísticas do país nesta quinta-feira. Na comparação mensal, o índice de preços ao consumidor se manteve estável, segundo a agência.

Nesse momento as bolsas européias operam em alta agora pela manhã. Londres com 0,76%, Paris com 0,59%, Frankfurt com 0,4%, Milão com 0,55% e Madrid com 0,45%.

Por aqui, os mercados futuros em leve alta, na expectativa pelos dados à respeito dos pedidos de auxílio desemprego e da balança comercial nos EUA às 9h30. Dow Jones Futuro nesse momento sobe 0,23% e Ibovespa Futuro sobe 0,1%. Dólar nesse momento opera em queda de 0,12%, cotado à R$ 1,732.

Por hora é isso. Tenham todos um bom dia!

Atenciosamente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário