quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Comentário de Mercado 22-09-2010


Os índices asiáticos fecharam mistos. Basicamente a maior parte dos mercados no campo positivo e o Índice Nikkei de Tóquio no campo negativo (-0,37%). O índice Nikkei registrou nova queda nesta quarta-feira após o iene acumular nova rodada de ganhos frente ao dólar.

Por outro lado, as ações no mercado chinês registraram leve valorização com um cenário corporativo movimentado. No cenário corporativo chinês, rumores apontam para a AIA Group, unidade asiática da AIG (American Internacional Group), que teria conseguido uma aprovação preliminar da bolsa de Hong Kong para realizar um IPO (Initial Public Offer), no qual estima-se a captação de até US$ 15 bilhões em ações. Também foi divulgado que a China National Petroleum firmou uma aliança com a russa OAO Rosneft para a construção de uma refinaria chinesa no valor de US$ 5 bilhões.

Na Europa, as bolsas operam em queda agora pela manhã, destaque negativo para indicadores sobre a indústria, mas ânimo renovado em relação a possíveis estímulos monetários futuros pelo BoE (Bank of England). Entre os dados sobre a economia européia, o foco recai sobre as informações divulgadas pela Eurostat sobre a indústria na Zona do Euro, com queda no índice que mede as novas encomendas ao setor.
Completando o cenário europeu, a Confederação da Indústria Britânica revisou negativamente sua projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2011, passando de 2,5% para 2,0%.

Nesse momento Londres opera em queda de 0,48%, Paris com queda de 1,05%, Frankfurt com queda de 0,85% e Madrid com queda de mais de 2%.

Os futuros nos EUA, que até à meia-noite de ontem operavam com boa alta (0,35%), operam agora em queda, com o Dow Jones Futuro mostrando variação negativa de 0,25%. Por aqui inicialmente os mercados devem seguir a mesma linha na abertura.

No lado da agenda econômica teremos poucas movimentações no dia de hoje. Apenas às 11h00 teremos a divulgação do relatório de estoques semanais de petróleo, que não deverá trazer forte volatilidade ao mercado.

Vale lembrar também que hoje se encerra o período para reserva das ações da Petrobrás.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário