terça-feira, 15 de março de 2011

Comentário de Mercado 15-03-11

A apreensão tomou conta dos mercados no pregão de hoje. Ações e outros ativos de risco despencaram ao passo que ativos mais seguros como Treasuries dispararam com a piora da crise nuclear no Japão. O aumento nos níveis de radiação em uma usina no nordeste do país atingida pelo tremor gerou uma enorme venda de ações japonesas e criou efeitos de pânico com estocagem de alimentos e outros suprimentos em Tóquio. A Bolsa de Tóquio fechou com queda de 10,55% hoje.

O Índice MSCI, que reúne bolsa da região Ásia-Pacífico exceto Japão, apresentou queda de 3,12% nos negócios hoje.

No Velho Continente o tom pessimista segue imperando nos mercados agora pela manhã, repercutindo a crise no país asiático. A Bolsa de Londres opera com queda de 2,51%, Paris com queda de 3,85%, Frankfurt com 4,38% de queda, Milão com queda de 3,07% e Madrid com baixa de 2,59%.

Nos mercados por aqui as indicações são de abertura em queda. O Dow Jones Futuro opera em queda de 2,01% enquanto o Ibovespa Futuro opera com queda de 2,33%. O dólar opera com alta de 0,9%, cotado a R$ 1,681 e o Euro também segue em alta, negociado a R$ 2,336.

A agenda econômica de hoje nos EUA apresentará logo mais às 9h30 o NY Empire State Index, que mede a atividade manufatureira de NY, o Import & Export Prices, que mede os preços dos bens importados e exportados excluindo-se algumas commodities, as 10h00 temos o Fluxo de Capitais dos EUA, as 11h00 o NAHB Housing Market Index que revela a venda de imóveis e a expectativa para novas construções no mercado imobiliário americano. No meio da tarde teremos ainda a Decisão do FOMC (Federal Open Market Committee) que anunciará a taxa básica de juros dos EUA.

Por hora é isso. Qualquer dúvida estou à disposição.

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário