sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Fechamento da Semana


Na semana passada vimos o mercado testando a máxima do ano por vários pregões consecutivos e nessa semana teve início um movimento corretivo, já esperado por alguns analistas, que levou o IBOVESPA a fechar com queda de 3,2% na semana, aos 69.500 pontos.

Entre indicadores econômicos apontando arrefecimento da economia chinesa e a recuperação lenta do mercado norte americano, o centro das atenções nessa semana acabou em torno do mercado de câmbio. Após o governo anunciar o aumento na cobrança de IOF para investidores estrangeiros, os mesmos se sentiram pressionados a realizarem seus lucros. Ao mesmo tempo, o governo optou por não mexer na taxa básica de juros, que é justamente o que mais motiva o investidor estrangeiro a aplicar seu capital em mercados como o brasileiro.

O dólar conseguiu respirar novamente e fechou a semana com alta de aproximadamente 1,5%, cotado à R$ 1,708.

Resta agora acompanhar os acontecimentos no final de semana, já que foi iniciada a reunião do G20 nesta sexta-feira, que seguirá até domingo, de onde poderão sair notícias importantes para a próxima semana.

O principal tema a ser discutido nesse G20 será justamente o mercado de câmbio. As economias ao redor do mundo aguardam por uma solução para essa enxurrada de dólares nas economias emergentes.

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário