segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Comentário de Mercado 25-10-10


Os mercados asiáticos apresentaram números positivos nesta segunda-feira. A alta das commodities de petróleo e metais estiveram entre os fatores que influenciaram os investidores. Não houve negociações nas Filipinas e na Tailândia por ser feriado.

No Japão, foi divulgado o saldo da Balança Comercial, que atingiu superávit de 587 bilhões de ienes (US$ 7,3 bilhões) em setembro, alta de 3% ante o registrado no mês anterior. Mesmo com esse dado positivo, o índice Nikkei fechou em queda de 0,25%.

Outra notícia que movimentou os mercados na Ásia foram os resultados da reunião do G-20, tendo como principal impacto, apesar de poucas atitudes práticas frente à guerra cambial, o aumento da participação dos mercados emergentes no FMI, ficando a China como o terceiro integrante mais poderoso, a frente de economias européias como Alemanha, Itália e França. Outro fator que acabou impulsionando a Bolsa de Shanghai foram alguns resultados corporativos, de empresas ligadas ao setor de commodities. Sendo assim, Shanghai fechou em alta de 2,57%.

Ainda no mercado asiático, a Bolsa de Sydney passou por uma onda de ofertas de compra de empresas depois que a Bolsa de Cingapura apresentou uma proposta de 8,4 bilhões de dólares australianos pela operadora da Bolsa de Sydney. A oferta chamou a atenção para o valor do setor de serviços financeiros australiano. O Índice S&P ASX fechou em alta de 1,3%.

Na Europa, as bolsas apresentam alta em sua maioria nesta segunda-feira, após a recepção inicial positiva sobre a reunião de ministros de finanças do G-20, ocorrida durante o último final de semana. Destaque ainda para a alta nos papéis de mineradoras. Também se destaca a divulgação do aumento nas encomendas à indústria em agosto. Comparado com julho de 2010, o índice teve alta de 5,3%, de acordo com a Eurostat - órgão oficial de estatísticas da Comissão Europeia.

Londres opera nesse momento com alta de 0,65%, Paris com 0,5%, Frankfurt com 0,67% puxada pelas ações da Volkswagen após divulgação do balanço, ao passo que os Índices de Milão e Madrid operam com baixa de 0,5% e 0,33% respectivamente.

Nos mercados futuros por aqui, sinalizações de abertura positiva nos mercados. Dow Jones Futuro opera com alta de 0,5% nesse momento, enquanto o dólar opera com leve queda, cotado à R$ 1,708.

Na agenda econômica, poucos indicadores importantes para hoje. Apenas às 12h será divulgado o Existing Home Sales, que mede o número de venda de casas usadas nos EUA.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário