Espaço para comentários diários de mercado, resumos de notícias e informações sobre negócios ao redor do mercado financeiro.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Comentário de Mercado 29-10-10
Bom dia,
Os principais mercados asiáticos fecharam com números negativos nesta sexta-feira. A realização de lucros e os fracos resultados trimestrais de empresas blue chips determinaram a baixa.
A Bolsa de Tóquio fechou em queda, na menor pontuação das últimas sete semanas. Dados econômicos decepcionantes e a valorização do iene prevaleceram sobre os bons resultados corporativos e os aumentos de projeções da Hitachi, da Komatsu e de outras companhias. O Índice Nikkei fechou com queda de 1,75%.
Outros índices asiáticos também fecharam em queda nesta sexta. Hong Kong desvalorizou 0,49% e Shanghai apresentou 0,46% de queda. A Bolsa de Seul recuou 1,3% influenciada por um movimento de realização dos lucros.
Na Europa, foram divulgados indicadores de peso hoje. A taxa de desemprego avançou 0,1% em setembro, atingindo 10,1% na Zona do Euro. Na União Europeia a taxa de desemprego ficou estável em 9,6%. Destaque de alta no desemprego ficou com a Espanha enquanto o país com melhor recuo foi a Holanda. Foi divulgado também o CPI, que mede a inflação na Zona do Euro, demonstrando leve alta, passando de 1,8% em setembro para 1,9% em outubro. Na Alemanha, o volume de vendas no varejo em setembro cresceu 0,4%.
Com base nisso, os mercados europeus operam em queda agora pela manhã. Londres nesse momento apresenta queda de 0,46%, Paris 0,51%, Frankfurt 0,31%, Milão 0,7% e Madrid 0,19% de queda.
Os mercados futuros indicam abertura em queda hoje. O Dow Jones Futuro apresenta baixa de 0,37% enquanto o dólar opera em alta de 0,18%, cotado à R$ 1,708.
Destaque fica por conta da agenda econômica norte americana de hoje. Ás 10h30 será divulgado o Produto Interno Bruto. Às 11h45 o Purchasing Managers Index mostra pesquisa referente ao nível de atividade industrial na região de Chicago. Ainda às 11h55 a Universidade de Michigan divulga a versão preliminar do sentimento do consumidor.
Na esfera corporativa, destaque para os balanços de Cielo, Suzano, Cia Hering, Embraer e Santos Brasil. A Cielo apresentou avanço de 23,1% no lucro líquido, a Suzano Papel e Celulose reportou aumento de 33,5%, a Cia Hering registrou alta de 45,8%, a Embraer apresentou lucro líquido de R$ 220 milhões, porém isso denota um recuo em comparação com o mesmo período do ano anterior. O Destaque ficou por conta da Santos Brasil, que anunciou resultado recorde no terceiro trimestre, praticamente mais que o dobro apresentado um ano atrás.
Muita expectativa também em torno da PETROBRÁS hoje. O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, informou que a agência divulgará hoje (29/10) o tamanho da reserva de óleo no campo de Libra. As especulações dão conta de um volume potencial entre 7,9 bilhões de barris a 16 bilhões de barris de petróleo, volume superior ao campo de Tupi, maior reserva atual do Brasil.
Por hora é isso. Bons negócios à todos!
Atenciosamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário