Renda Fixa
O que é investimento em renda fixa?
Muitas pessoas enxergam a “renda fixa” como aquela aplicação que remunera um pouco mais que a poupança, mas no final das contas não sabem dizer do que se trata realmente.
Cada vez que você compra um título de renda fixa você está basicamente emprestando dinheiro ao emissor do título, que pode ser o seu banco, uma empresa ou o governo. Os juros cobrados nada mais são do que a remuneração que você recebe por emprestar seu dinheiro.
A remuneração dos títulos de renda fixa, independente de quem seja o emissor, pode ser definida no momento em que você adquire o título, pré-fixado ou, pode ser vinculada a um índice variável, nesse caso pós-fixado.
Dentre os títulos de renda fixa, os mais comuns e populares no mercado são os CDB´s, os Títulos Públicos e as Debêntures. Neste artigo vamos nos ater aos CDB´s, talvez a aplicação em renda fixa mais utilizada atualmente.
CDB
O Certificado de Depósito Bancário é um título emitido por bancos comerciais, de desenvolvimento, de investimento e múltiplos representativos de depósitos a prazo.
Trata-se de um investimento em renda fixa bem interessante para quem deseja retorno maior que a poupança, podendo muitas vezes remunerar até o dobro da caderneta de poupança, sem correr maiores riscos.
Tomando por base o ano de 2011, a previsão para a taxa de juros é de alta ao longo do ano, sendo assim não é interessante um CDB pré-fixado, já que o CDB pós-fixado geralmente é indexado à taxa CDI, que é como se fosse uma taxa SELIC do setor privado, tende a acompanhar as variações da taxa básica de juros, a SELIC .
Outro ponto interessante que deve ser observado quando se aplica em CDB´s é que geralmente os grandes bancos são a pior opção. O único risco de você perder dinheiro aplicando em CDB´s é de o banco no qual você fez a aplicação quebrar, por isso os bancos maiores, que supostamente possuem menor risco de quebra, oferecem taxas inferiores de remuneração, por considerarem seu risco menor que outros bancos menores.
Bancos menores por sua vez possuem uma necessidade de captar capital no mercado maior que bancos grandes, logo, oferecem taxas maiores para aumentar a atratividade dos seus títulos. Portanto, devemos analisar com cuidado, certos bancos ofertam taxas até 10% maiores que outros.
Uma dica é buscar uma corretora de valores que trabalhe com aplicações de renda fixa, pois esta pode lhe oferecer CDB´s de mais de um banco, buscando alinhar seu perfil, seu horizonte e sua estratégia de investimentos. Outro fator interessante é que as taxas de administração das corretoras geralmente são inferiores à dos bancos.
Além do mais, para aplicações até R$ 70.000,00 vale a pena buscar as melhores remunerações possíveis, independente do risco do banco, visto que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) garante qualquer aplicação até esse valor em caso de inadimplência ou quebra do banco.
Portanto, fica aí mais uma dica de investimento para este ano. Essa aplicação visa um perfil mais conservador, vai te proporcionar ganhos reais maiores que a poupança e com risco muito baixo, devido à solidez do sistema financeiro nacional. E o mais importante de tudo: sempre procure orientação adequada, muitas vezes a melhor oportunidade está em baixo do nosso nariz e não enxergamos.
Atenciosamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário