quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Comentário de Mercado 09-02-11

As bolsas de valores da Ásia tiveram queda nesta quarta-feira, após a China anunciar o aumento dos juros em 0,25% ontem, a segunda alta em apenas seis semanas. O momento da elevação, no último dia do Ano Novo Lunar foi uma surpresa, mas os investidores já esperavam por esse aperto frente à aceleração da inflação.

"O aumento de juro chinês vinha sendo esperado há algum tempo... No entanto, os investidores estão reagindo a ele se desfazendo de ações mais sensíveis a oscilações cambiais e à demanda chinesa", disse Lee Sun-yeb, analista do Shinhan Investment Corp em Seul.

Em Tóquio, o Índice Nikkei fechou com queda de 0,17% liderado pelo setor de bancos. O Índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão fechou com 1,28% de queda. Apenas a Bolsa de Sydney fechou com alta, de 0,24%, próximo do pico de abril de 2010.

Na Europa, os principais índices opera instáveis agora pela manhã, com investidores analisando o grande número de balanços corporativos, em meio à dúvidas de descolamento entre preços e fundamentos.

Na agenda de indicadores econômicos, foi divulgado há pouco a balança comercial da Alemanha, que registrou superávit de 154,3 bilhões de euros em 2010. As exportações avançaram 18,5% e as importações tiveram alta de 20%. Mesmo assim o superávit aumentou, frente aos 138,7 bilhões de euros verificados em 2009. Será divulgado ainda a balança comercial do Reino Unido logo mais às 9h30.

Nesse momento a bolsa de Londres opera com queda de 0,35%, Paris com queda de 0,23%, Frankfurt queda de 0,09%, Milão com 0,62% de baixa e Madrid com 0,21% negativos.

Por aqui, os mercados futuros ensejam uma abertura negativa em NY e na Bovespa. Nesse momento o Dow Jones Futuro opera com queda de 0,17%. O dólar futuro opera com alta de 018%, cotado à R$ 1,676.

A agenda econômica de hoje é fraca, tendo apenas indicadores de menor relevância. Às 10h00 será divulgado o MBA Mortgage Applications, que mede o número de solicitações de empréstimos hipotecários nos EUA e às 13h30 será divulgado o relatório semanal de estoques de petróleo. Destaque ainda para o discurso de Ben Bernanke hoje, que falará à respeito da economia americana perante o Comitê de gestão orçamentária do governo americano.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário