terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Comentário de Mercado 11-01-11

As bolsas da Ásia fecharam com leve alta hoje, apesar de alguns índices apresentarem encerramentos negativos em seus pregões. O Índice Nikkei recuou 0,29%, com os investidores preocupados com a Zona do Euro e fraqueza em Wall Street. O índice MSCI, que reúne as bolsas da Ásia-Pacífico com exceção do Japão fechou com ligeira alta de 0,2%.

O foco dos mercados está sobre Lisboa e a capacidade de Portugal levantar recursos no mercado de dívida nesta semana. O primeiro leilão de bônus do ano ocorrerá amanhã. Portugal é considerdao por muitos nos mercados como o próximo país na série de nações da Zona do Euro com necessidade de ajuda financeira depois da Grécia e da Irlanda, mas o governo de Lisboa tem repetidamente negado que buscará ajuda externa.

Apesar do anúncio do Japão de que iria comprar bônus em euros este mês para um plano de resgate da Irlanda, o mercado acabou duvidando de que a medida possa dar alívio à crise. "Não creio que estes comentários (do ministro das Finanças do Japão, Yoshihiko Noda) vão mudar o cenário para o euro", disse Todd Elmer, estrategista de moedas do Citi, em Cingapura.

Na Europa, os principais índices operam em alta hoje apoiados pelo setor bancário, após o anúncio do Japão de uma possível ajuda à Europa. Outro fato relevante é a compra de bônus da dívida portuguesa pelo BCE (Banco Central Europeu).

Nesse momento Londres apresenta alta de 1,09%, Paris alta de 0,74%, Frankfurt com alta de 0,53%, Milão sobe 0,41% e Madrid apresenta valorização de 0,64%.

Nos mercados futuros por aqui indicações de abertura em alta para o dia de hoje. O Dow Jones Futuro opera com alta de 0,32% e o dólar opera estável, com tendência à realização, ao menos pelo período da manhã. Após as 13h00 poderemos ver alguma volatilidade nos mercados com a divulgação do Wholesale Inventories, que congrega os dados das vendas e dos estoques no atacado americano.

No front corporativo, algumas notícias chamam a atenção dos investidores hoje. A primeira é relacionada à Ambev, que sofre com escassez de cerveja em Santa Catarina, no verão que promete ser o melhor da indústria. O Banco Panamericano volta às manchetes após passar a gestão de fundos de recebíveis para a Caixa Econômica Federal. A TAM informou hoje problemas com pilotos, o que está colaborando para maiores atrasos nos vôos nessa época.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário