Espaço para comentários diários de mercado, resumos de notícias e informações sobre negócios ao redor do mercado financeiro.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Comentário de Mercado 28-01-11
Os mercados asiáticos fecharam em baixa nesta sexta-feira, em uma ampla rodada de realização de lucros que inverteu os ganhos da semana. O principal pivô da baixa de hoje foi a rebaixamento de rating de crédito do Japão pela agência de classificação de risco Standard & Poor´s.
No longo prazo, o corte da S&P pode levar os investidores estrangeiros a reavaliar sua posição em papéis japoneses, disse Norihiro Fujito, estrategista da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities. "Fundos de pensão e fundos mútuos devem avaliar se é apropriado continuar investindo no Japão", afirmou.
O Índice Nikkei, em Tóquio, fechou em baixa de 1,13% enquanto que o Índice MSCI, que reúne as bolsas da região exceto Japão fechou com queda de 0,56%. Alta apenas nas bolsas da China, com suporte dos ganhos em imobiliárias de segundo e terceiro escalão, após duas das maiores cidades do país anunciaram taxas para o setor menores do que o esperado. O índice Shanghai Composto subiu 0,1%, na semana o índice acumulou ganhos de 1,4%. O índice Shenzhen Composto ganhou 0,9%.
As bolsas europeias seguem sem rumo definido, de olho nos mercados externos. As ações foram pressionadas no começo do dia pelo tom negativo que predominou no pregão asiático em razão do rebaixamento do rating do Japão pela S&P ontem. Além disso, os investidores aguardam a divulgação de dados sobre o PIB dos EUA no quarto trimestre do ano passado.
A Bolsa de Londres nesse momento opera com forte queda, puxada pelo forte declínio das mineradoras, com 0,77% de desvalorização. Paris segue com 0,07% de baixa, Frankfurt com 0,12% de alta, Milão com 0,26% de alta e Madrid com 0,64% de alta. Não há previsão de indicadores na Europa hoje.
Nos mercados por aqui as indicações são de abertura em leve queda, de certa forma ainda indefinido o rumo do mercado. Destaque para a agenda econômica de hoje, que conta com a divulgação do PIB dos EUA às 11h30. As estimativas dão conta de expansão de 3,5% na economia norte-americana no quarto trimestre. Teremos ainda o Productivity & Costs, que mede a produtividade da mão-de-obra americana às 11h30 e às 12h55 será divulgado o Sentimento do Consumidor da Universidade de Michigan.
Por hora é isso. Bons negócios à todos!
Atenciosamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário