sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Comentário de Mercado 21-01-11

As bolsas da Ásia fecharam as negociações com mais um dia de baixa em sua maioria. A realização de lucros e os temores em relação à economia da China nortearam os investidores nesta sexta-feira. A Bolsa de Tóquio fechou com forte queda, depois que o crescimento das expectativas de uma elevação de juros na China deflagrou vendas generalizadas. Ações como as da Sony e da Komatsu empurraram o índice Nikkei para a maior baixa do ano, fechando com 1,56% de queda.

De acordo com um comentário do jornal estatal China Securities Journal, o índice de preços ao consumidor chinês pode chegar a 6% ao ano no primeiro semestre. O cenário é "chocante, mas não completamente irrealista", disse Soichiro Mori, estrategista da FXOnline Japan.

Exceto o índice de Shanghai, na China, o restante das principais bolsas fecharam em queda. Shanghai fechou com alta de 1,41% hoje, liderada pelos grandes bancos, com a perspectiva de fortes balanços em 2010 e as expectativas de que o Banco Central não irá aumentar a taxa de juros no fim de semana. Além disso, o Goldman Sachs elevou a recomendação da indústria e do setor imobiliário chinês.

Já no Velho Continente, os sinais são diferentes. Agora pela manhã os principais índices europeus operam em alta, num movimento de recuperação após as quedas dos dias anteriores. Na agenda de indicadores de hoje, novos dados sobre a economia alemã e números sobre o setor varejista britânico chamam a atenção dos investidores. Em suma, os indicadores superaram as previsões dos analistas.

Nesse momento Londres opera com alta de 0,61%, Paris com alta de 1,2%, Frankfurt com alta de 0,54%, Milão com alta de 1,44% e Madrid com alta de 1,98%.

Por aqui, os mercados futuros apontam para uma abertura em leve alta. Nesse momento o Dow Jones Futuro opera com alta de 0,15%. O dólar futuro opera em queda de 0,03%, cotado a R$ 1,677 e o euro futuro opera com alta de 0,59%, cotado a R$ 2,268.

A agenda econômica hoje dá uma trégua aos investidores, sem divulgações de peso esperadas. O mercado norte-americano deverá seguir pulsando conforme os resultados corporativos forem apresentados no dia de hoje. Destaque para o Bank of America.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário