terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Comentário de Mercado 18-01-11


Os mercados voltam a subir nesta terça-feira. As bolsas da Ásia fecharam em sua maioria com alta no pregão de hoje, impulsionadas principalmente pelo setor de tecnologia diante da expectativa de recuperação nos preços de componentes de tecnologia. O Índice Nikkei, em Tóquio, fechou com alta de 0,15%. O Índice MSCI, que reúne bolsas da Ásia-Pacífico com exceção do Japão, fechou com alta de 0,67%. O índice de empresas de tecnologia MSCI Asian IT avançou 1,45% hoje.

Os principais índices de ações na Europa operam em alta nesta terça-feira, com destaque para os setores de mineração e financeiro. Na agenda do dia, destaque para a continuação do encontro entre os chefes financeiros dos países membros da União Europeia. Em meio ao cenário de crise fiscal e após os recentes êxitos de países membros da União Européia na rolagem de suas dívidas, o encontro dos líderes de finanças dos países do bloco, que acontece em Bruxelas, era bastante aguardado. Entre os analistas, expectativa pela aprovação de alguma forma de extensão dos recursos para auxílio financeiro. Segundo analistas, a expectativa de curto prazo é que os países membros da União Européia aprovem algum mecanismo de ampliação de recursos da Linha de Estabilidade Financeira.

Foram divulgados indicadores na Alemanha e no Reino Unido hoje. Na Alemanha, a confiança do investidor alemão mostrou avanço de 11,1 pontos em janeiro, para 15,4 pontos, o que é positivo, porém ainda se encontra abaixo da média histórica, na casa dos 26 pontos. No Reino Unido, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiu para 3,7% em dezembro, frente a 3,3% no mês anterior, registrando o terceiro mês de aceleração.

Nesse momento, a Bolsa de Londres opera com alta de 1,19%, Paris com alta de 0,91%, Frankfurt com alta de 1,03%, Milão com alta de 1,17% e Madrid com 2,54% de valorização. Destaque geral para as ações de bancos e mineradoras.

Por aqui, os mercados ensejam um dia positivo, por conta das boas notícias na Europa principalmente. Nesse momento o Dow Jones Futuro, em New York, opera com alta de 0,35%, enquanto o dólar por aqui opera com queda de 0,30%, cotado a R$ 1,680. O euro opera com alta de 0,35% cotado a R$ 2,252.

Não temos muitos indicadores na agenda de hoje, apenas o Empire State Manufacturing Index às 11h30 e ficando aí ainda a expectativa com a reunião do COPOM nessa semana em Brasília onde deverá ser definida a taxa básica de juros, SELIC.

Por hora é isso. Bons negócios à todos!

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário